domingo, 3 de maio de 2009

MATRIZES E TRIGONOMETRIA

Em Matemática, uma matriz é uma tabela de m x n símbolos sobre um corpo F, representada sob a forma de um quadro com m linhas e n colunas e utilizado, entre outras coisas, para a resolução de sistemas de equações lineares e transformações lineares. (Um exemplo fácil de corpo é o conjunto dos números reais, que todo aluno conhece).
As linhas horizontais da matriz são chamadas de linhas e as linhas verticais são chamadas de colunas. Uma matriz com m linhas e n colunas é chamada de uma matriz m por n (escreve-se m×n) e m e n são chamadas de suas dimensões, tipo ou ordem.Um elemento de uma matriz A que está na i-ésima linha e na j-ésima coluna é chamado de elemento aij ou (i,j)-ésimo elemento de A. Ele é escrito como ai,j ou a[i,j].Uma matriz onde uma de suas dimensões é igual a 1 é geralmente chamada de vetor. Uma matriz 1 × n (uma linha e n colunas) é chamada de vetor linha ou matriz linha, e uma matriz m × 1 (uma coluna e m linhas) é chamada de vetor coluna ou matriz coluna.
Trigonometria (do grego trigonon "triângulo" + metron "medida") é um ramo da matemática que estuda os triângulos, particularmente triângulos em um plano onde um dos ângulos do triângulo mede 90 graus (triângulo retângulo). Também estuda especificamente as relações entre os lados e os ângulos dos triângulos; as funções trigonométricas, e os cálculos baseados nelas. A abordagem da trigonometria penetra outros campos da geometria, como o estudo de esferas usando a trigonometria esférica.A trigonometria tem aplicações importantes em vários ramos, tanto na matemática pura, quanto na matemática aplicada e, consequentemente, nas ciências naturais.
(adaptado de http://pt.wikipedia.org/ , acessado em 24.04.2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário