sábado, 20 de junho de 2009

MATEMÁTICA APLICADA

A Matemática pode nos auxiliar a tomar decisões mais acertadas frente a uma situação. Então, porque o aluno do Ensino Fundamental ou Médio frequentemente não obtêm uma resposta satisfatória de seu professor ao indagar sobre a utilidade prática de determinado assunto?


O aluno de 5a série pergunta: Onde vou usar potências?

O aluno de 6a série pergunta: Equações! Onde eu vou precisar?

O aluno de 7a série esbraveja impaciente: fatoração de polinômios! Preciso para quê?

O aluno de 8a série pondera: propriedades das potências, até que é fácil, mas serve para quê, professor?

O aluno de Ensino Médio é direto: para que serve o estudo das Progressões Geométricas?

Todos juntos reclamam: Frações... que saco!

Qualquer que seja a resposta do professor poderá ser um desastre, por dois motivos:
a) Se o aluno não está interessado na matéria e apenas comparece à escola para obter o diploma, qualquer resposta que não seja a conquista do namorado ou namorada não será suficientemente boa.

b) Se for um aluno interessado e responsável, prestará atenção na resposta do professor que de forma alguma poderá ser suficiente para uma pergunta de tamanha grandeza. Respostas de 5 minutos ou menos não poderão, de forma alguma, tratar da utilidade do mais fácil dos temas matemáticos. Outro problema, é que situações reais exigem mais de um tema matemático e por vezes o conhecimento de outras ciências e, dessa forma, uma resposta plausível além do preparo do professor exige um tempo hábil maior do que uma aula.

Dessa forma, aluno e professor precisam ser pacientes. Matemática é uma ciência que exige mais paciência do que inteligência. É necessário compreeder bem os casos particulares para aplicações mais gerais e além do mais, muita matemática pode ser desenvolvida para possibilitar outras construções internas desta e sem o compromisso primeiro da utilidade prática.

A melhor pergunta é a inversa das colocadas acima pelos alunos, ou seja, em vez de indagar diretamente da utilidade do tema, tome-se um problema útil e pergunte-se que tema matemático auxilia a resolver esse problema. Por exemplo. "Se for feito um empréstimo de 2oo ooo reais à taxa de juros mensal de 0,83% ao mês e sendo que se quer devolver o dinheiro em 120 parcelas iguais, uma por mês, a partir de um mês após o empréstimo, de quanto deverá ser o valor de cada parcela?" Qual tema matemático será utilizado para responder a essa pergunta?

A resposta da professor será direta: Potências, Equações do 1o grau, Fatoração de Polinômios, Frações e Progressão Geométrica.

Clique no link abaixo para acompanhar a resolução dessa questão:

http://www.sendspace.com/file/p0od4o